Hollywood é um sonho. Para os iniciantes e para os mais bem-sucedidos, a meca do cinema é o objetivo final, a terra prometida. Alan Parker mesmo diz que sua indústria do cinema é povoada por um monte de pessoas em Londres que não conseguiram o green card. Verdade que vale para a Inglaterra, para a Austrália, Alemanha e Suécia. Vale também para o Brasil.
Começando pelo começo. Aos que ainda estão na faculdade: não, não faz a menor diferença se você é formado em Cinema pela USP, UFF ou Faap. E, por favor, não vai mencionar que fez o curso de quatro semanas da New York Film Academy. Pega muito mal. Se a sua formação não é pela USC, Tisch ou AFI – e seu pai não é presidente de produção de algum estúdio – quem se importa? Faz a coisa certa, se forma e volta para o Brasil para dividir o que aprendeu com os outros meninos. Por aí, eles vão te achar o máximo.
Roteiristas: falar inglês é importante. Ter experiência escrevendo inglês é relevante. E ter experiência escrevendo(!) ajuda também. Não, fazer parte de uma equipe que escreve a novela das sete (existe esse horário ainda?) não é credencial, e não vai abrir as portas para o cinema ou mesmo a TV. Aliás, escrever para a TV por aqui é cada vez mais difícil e competitivo. Para que mudar para Los Angeles? Agora que a Starbucks entrou no país, vocês podem viver como qualquer roteirista de Hollywood por aí mesmo. Basta levar o laptop, comprar um café torrado e amargo, e sentar em umas das lojas da cadeia por horas a fio, fingindo estar criando o próximo roteiro magnífico que vai revolucionar a sétima arte. “Mas as oportunidades são mínimas no Brasil!” Mas as oportunidades são ainda menores por aqui se você não tem experiência escrevendo, ou escrevendo em inglês. Pelo amor de I.A.L. Diamond! Ah, você tem uma ideia maravilhosa para um roteiro? Então, tá. Coloca na caixinha de ideias do lado de fora do meu escritório, onde você encontra outras mil ideias geniais que não foram a lugar nenhum.
Atores e atrizes: se você faz sucesso no Brasil, alguém já se ofereceu para trazê-lo para Los Angeles, certo? O seu agente ou manager, que no fim das contas não faz muito além de marcar algumas reuniões – e tudo que ele/ela quer em troca são módicos 40% de comissão – já te levou aos estúdios e à ICM, CAA ou UTA. E eles te receberam muito bem, mencionaram seus últimos sucessos e até te levaram para assistir a um jogo dos Lakers, não foi? Fique realmente feliz quando eles conseguirem trabalho, e você receber o dinheiro. Aí sim, desconta os 10% da agência – sim, 10% é o justo e regulado por lei aqui nos EUA – a pequena parte do seu intermediário, custos das viagens de todos, imposto de renda e… não é mais negócio continuar recebendo na Globo e nos eventos de fim de semana? E para os que não fazem sucesso por aí, que tal melhorar o inglês? Parece repetitivo detalhe, mas posso garantir que existe uma razão para isso. Se já disseram que seu inglês é bom por aqui, melhor correr atrás, porque não é.
Diretores: se seu nome é Padilha, Salles ou Meirelles, esta coluna não te diz respeito. Se o sobrenome é outro, vejamos, você dirigiu algo mais do que um curta-metragem? Foi indicado ao Oscar? Algum dos seus filmes está sendo adaptado por um grande estúdio? Você fala inglês? Entendo. Me ajuda, vai. Alguma coisa para atrair a atenção das agências de talento? Eu já assisti a seu curta, e não gostei. Parece amador. E não, isso não é estilo de cinema independente. Cinema Novo é velho.
Produtores: me identifico com vocês. Ligeiramente. Não são muitos os que se aventuram por aqui como eu. São mais espertos, e sabem que não há melhor indústria de cinema para se fazer dinheiro produzindo como a brasileira. Onde mais se faz uma fortuna sem ter que se preocupar com a audiência ou bilheteria?
Então é isso. Para de reclamar e vai buscar seu dinheiro público, baratinho, de irmão, e faz o melhor filme brasileiro de todos os tempos. Assim que vender mais de um milhão de cópias piratas oficiais, você recebe uma ligação de Sundance para levar seu filme para as montanhas em janeiro. De repente a Embratur até patrocina a viagem.
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